HISTÓRICOS DE EVENTOS ANTERIORES
O I Seminário Nacional de Educação Geográfica: Formação de Professores, Metodologias e Ensino foi realizado pela Universidade Regional do Cariri, no ano de 2021, na modalidade remota, em razão da pandemia da Covid-19. Naquele ano, pesquisadores, professores e discentes em formação dos cursos de Geografia do Ceará sentiram a necessidade de discutir temas relacionados à formação do professor e metodologias do ensino que se passaram por profundas transformação devido, sobretudo, ao uso intensivo de tecnologias digitais e plataformas de ensino nas universidades e escolas do Brasil. Nesse sentido, o evento deu visibilidade às questões latentes que recaíram diretamente nas práticas de ensino nas escolas e universidades, bem como na produção científica no âmbito dos programas de pós-graduação.
O evento foi realizado no mês de abril de 2021, tendo como Coordenador Geral, o Prof. Dr. Emerson Ribeiro, coordenador do Laboratório Quatro Elementos, com apoio do Departamento de Geografia e dos Laboratórios LEG, LABOCART, LABGEA, LAMIR, GEURB, LABCLIMA, GEOPED, GEA e IMAGO.
A estrutura do evento contou com a realização de 10 mesas, sendo uma de abertura e uma de encerramento e mais 8 mesas que versaram sobre temáticas sobre ensino e formação de professores de Geografia, na pandemia, bem como reflexões que já vinham sendo realizadas anteriormente no campo da educação geográfica. Tais mesas contaram com a participação de professores dos 7 cursos de licenciatura em
Geografia presentes nas universidades públicas e institutos federais, bem como dos três cursos de pós-graduação em Geografia, presentes no Ceará. Contou, também, com participação de professores da rede de educação básica estadual e municipais do Ceará. O evento teve participação ampla e efetiva dos inscritos, sendo transmitido pela Canal no Youtube do Laboratório 4 Elementos e assistindo por um público médio de 300 pessoas por dia.
Na plenária final, após avaliação geral do evento, os encaminhamentos foram: o aprofundamento das discussões e temáticas abordadas e uma maior participação de professores em escala estadual e regional, bem como a ampliação em escala nacional. Outro encaminhamento importante foi a necessidade de abertura de espaços de diálogos com apresentação de trabalhos científicos e experiências de ensino que pudessem fomentar a troca e a construção de redes de conhecimentos locais, regionais e nacionais.
Assim, o II Seminário Nacional de Educação Geográfica: Formação de Professores, Metodologias e de Ensino ocorrerá na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, entre os dias 11 a 14 de abril de 2023, na modalidade presencial e será organizado pelo Grupo de Pesquisa Geografia, Ensino e Formação Docente (GEFORD) e o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO), com o apoio do Programa de Pós Graduação em Geografia (PROPGEO) e dos Laboratórios que integram o curso de Geografia, sendo estes o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEURB), Laboratório de Multimídias e Cartografia (LAMUCA), Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT) e Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido (LAPESE).
A conjuntura política e social vivenciada nos últimos anos trouxe um rastro de desvalorização da educação, respaldadas em políticas públicas neoliberais e destoante da realidade brasileira, bem como o aprofundamento de crises causadas pela descontinuidade de ações, debates e programas implementados. O campo educacional tornou-se refém desse processo que trouxe muitos prejuízos ao ensino e a formação de professores no Brasil. Por tudo isso, a Geografia se apresenta como uma das áreas do conhecimento possíveis de se fazer a leitura e a compreensão da produção desses novos espaços em construção, tendo muito a dizer e o que fazer.
Para a discussão de temáticas que versam sobre o Ensino e Formação dos Professores de Geografia, o II Seminário Nacional de Educação Geográfica: Formação de Professores, Metodologias e Ensino, propõe 5 eixos de trabalhos, onde haverá a realização de Grupos de Diálogos para a apresentação e Debates de Pesquisas Acadêmicas e Relatos de Experiências Educativas relacionados a estes eixos que colaborem para a potencializar a discussão em torno do Ensino e a Formação de Professores de Geografia, com destaque para as produções locais e regionais, articuladas à produção Nacional e Internacional.